Assassin’s Creed: A ordem cronológica da franquia de jogos da Ubisoft

Banner da franquia Assassins Creed
Divulgação

Iniciada em 2007 com um jogo lançado para Playstation 3 e Xbox 360, ao longo dos anos a franquia Assassin’s Creed foi se tornando um dos maiores sucessos da Ubisoft. E para conquistar esse posto, ao longo dos anos foram sendo lançados títulos explorando épocas e temáticas diferentes.

A trama do primeiro jogo, que por sua vez abriu as portas para este universo, foi ambientando justamente em uma época daa famosa Terceira Cruzada. Após isso, a franquia caminhou para uma sequência que teve um dos seus maiores personagens: Ezio Auditore.

Este não protagonizou apenas Assassin’s Creed II, mas também acabou sendo o principal personagens de mais jogos: Brotherhood e Revelations. E, mesmo com a franquia seguindo em frente com títulos ambientados em épocas que seguiram em frente no tempo, ou voltaram no passado, Ezio até hoje é apontado por muitos jogadores como o melhor e mais completo personagem da franquia.

Desde a passagem o assassino italiano, ao longo de todos os seus anos Assassin’s Creed não chegou novamente a repetir o seu protagonista em um jogo. Isso, é claro, excluindo o arco de Desmond no presente. Afinal, trata-se do descendente de toda uma linhagem de assassinos.

Após seguir a sua história até a época da revolução industrial com Syndicate, no qual tivemos pela primeira vez uma dupla de irmãos como protagonistas, a franquia então se reinventou ao retornar para o Egito antigo em Origens, e ganhando continuações em Odyssey na grécia antiga e Valhalla na Era Viking.

E por conta desse vai e volta que decidimos então colocar todos os jogos da franquia em uma lista de ordem cronológica para que você possa (se quiser), aproveitar então a sua história desde o começo. E claro, também ir aos poucos percebendo em quais pontos novos títulos de Assassin’s Creed podem ser encaixados.

Confira abaixo a lista de jogos da franquia Assassin’s Creed em ordem cronológica

Banner de Assassin's Creed 2
Divulgação
  • Assassin’s Creed: Odyssey (431 A.C – Grécia Antiga)
  • Assassin’s Creed: Origins (70 A.C – 49 A.C. – Egito Antigo)
  • Assassin’s Creed: Valhalla (873 – Era Viking)
  • Assassin’s Creed (1191 – Terceira Cruzada)
  • Assassin’s Creed II (1499 – Renascimento)
  • Assassin’s Creed: Brotherhood (1506 – Renascimento)
  • Assassin’s Creed: Revelations (1511 – Renascimento)
  • Assassin’s Creed Chronicles: China (1526 – Dinastia Ming)
  • Assassin’s Creed: IV: Black Flag (1715 – Era de Ouro da Pirataria)
  • Assassin’s Creed: Rogue (1752 – Guerra dos Sete Anos)
  • Assassin’s Creed III (1754 – Revolução Americana)
  • Assassin’s Creed III: Liberation (1756 – Revolução Americana)
  • Assassin’s Creed: Unity (1776 – Revolução Francesa)
  • Assassin’s Creed Chronicles: India (1841 – Império Sikh)
  • Assassin’s Creed: Syndicate (1868 – Revolução Industrial)
  • Assassin’s Creed: Jack the Ripper (1888 – Revolução Industrial)
  • Assassin’s Creed Chronicles: Russia (1918 – Revolução Russa)

É válido neste ponto destacar que os livros da franquia Assassin’s Creed não estão nesta lista acima, assim como também algumas expansões e jogos derivados lançados para celular.

Qual o futuro da franquia Assassin’s Creed?

Basim em Assassin's Creed Valhalla
Divulgação

Atualmente, oficialmente, a Ubisoft aindanão revelou qual será o próximo título da franquia Assassin’s Creed. Entretanto, desde o ano passado começaram a surgir alguns rumores sobre a época em que o mesmo poderia ser ambientado.

Inicialmente, em 2021, muito se falou sobre a possibilidade da franquia retornar para a época das Cruzadas com um novo título. Agora, em 2022, rumores mais recente surgiram através do Boomberg (via Screen Rant) e Jason Schreier indicando que uma antiga DLC de Valhalla teria se tornado um novo título da franquia.

O projeto em questão estaria sendo atualmente intitulado como Assassins Creed Rift, e teria o personagem Basim definido como o seu protagonista. O personagem em questão, por sinal, é conhecido daqueles que jogaram Assassin’s Creed: Valhalla.

Basim é um membro Califado Abássida dos Ocultos e trabalha em nome deles em diversas nações ao redor do mundo durante o século IX. É citado ainda que a trama pode retornar aos primórdios da série com sua furtividade, tendo Bagdá ou até mesmo outras cidades como sua ambientação principal.

Confira também: 6 jogos já confirmados no novo Playstation Plus

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo PlaystationAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosa
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico, Jornada Geek, e Universo Playstation. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games. Iniciou no Universo Playstation ainda no primeiro console, quando jogava muito Fighting Force, Tomb Raider 2, e Winning Eleven.

Em Destaque

Notícias relacionadas