Hogwarts Legacy | Review – vale a pena jogar?

Jogo ambientado no universo de Harry Potter promete emocionar os fãs.

Hogwarts Legacy
Divulgação

Classificação:

UPlay Nota Otimo

Com os primeiros livros lançados nos últimos anos da década de 90, desde então o universo de Harry Potter foi se tornando cada vez mais grandioso com o passar do tempo. Filmes logo foram produzidos pela Warner Bros. Pictures, assim como também diverso produtos surgiram no mercado desde então, incluindo alguns jogos. Contudo, sempre existiu um espaço entre os fãs de que este universo ainda nao tinha um título à altura do seu sucesso nos vídeogames. Algo que, após muitos anos, agora está finalmente sendo preenchico com Hogwarts Legacy.

A história de Hogwarts Legacy

Ambientado no ano de 1890, o jogo Hogwarts Legacy coloca o jogador ou jogadora em uma trama em que seu personagem é um aluno que possui a chave de um segredo antigo que ameaça destruir o mundo mágico.

Você foi aceito tarde na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, no quinto ano, e logo descobre que não é um estudante comum: você possui uma habilidade incomum de perceber e dominar a Magia Antiga. Ao longo da sua tragetória, só você pode decidir se protegerá este segredo para o bem de todos ou se cederá à tentação de uma magia mais sinistra.

Hogwarts Legacy: uma viagem ao passado em um universo conhecido

Imagem de Hogwarts Legacy
Divulgação

Como já destacamos logo no início do texto, este jogo que foi desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment sob o selo Portkey Games acaba nos entregando uma sensação de complemento que falta no universo Harry Potter.

Sem perder tempo para mergulhar na magia, Hogwarts Legacy demora muito pouco para nos colocar no centro dos acontecimentos da famosa escola de magia e bruxaria durante o ano de 1890. E embora a trama demore para se desenvolver completamente, ainda assim logo no início já é possível ficar encantado pelos detalhes apresentados. E tudo isso, é claro, começa pela escolha da sua casa. E no meu caso, toda a experiência foi desenvolvida como membro da Sonserina.

Com a casa definida, a partir deste ponto você é capaz de andar já nas primeiras horas de jogo por todo o castelo de Hogwarts (ou boa parte dele), descobrindo assim diversas referências, locais e informações sobre o local. Alguns exemplos conhecidos são a sala de trófeus, a biblioteca de Hogwarts, o salão principal, a sala comunal da sua casa, e até mesmo o campo de quadribol e a cabana que futuramente seria ocupada por Hagrid.

Por sua vez, todos os locais do mapa ainda são também formados por uma coleção de páginas que podem lhe trazer conhecimentos sobre curiosidades de uma estátua, local ou qualquer outro tipo de objeto presente no mapa que estarão marcados por estes pontos específicos. Além disso, a sua frequência nas aulas acontece de forma paralela com a trama principal. Embora, é claro, chegue os momentos que você precisa de dos feitições que irá aprender para seguir em frente.

E não, esses detalhes e referências não ficam apenas dentro do castelo. Todos os locais que cercam a famosa instituição também estão presentes no seu mapa, e alguns deles que nem conhecemos nos filmes e livros de Harry Potter agora podem ser visitados. E voltando aos poucos conhecidos, Hogsmeade se destaca justamente pelo fato de que podemos entrar nas muitas lojas citadas. Ou até mesmo, se você quiser, apenas passear pelas suas ruas.

Tudo isso sem esquecer o fato de que você ainda tem acesso a incrível Sala Precisa, que conforme a trama se desenvolve acaba nos proporcionando algumas novidades. Este ambiente será basicamnte a sua base de operações, onde você terá como fazer poções, plantações, e até mesmo alimentar suas próprias criaturas mágicas.

Gráficos e jogabilidade bem definidos como um destaque para a nova geração

Hogwarts Legacy imagem promocional
Divulgação

Mas nem apenas de nostalgia e sentimentos de fãs é feito Hogwarts Legacy. Embora os detalhes consigam chamar atenção, este novo jogo da Avalanche Software também nos prova desde os seus primeiros minutos de gameplay que todos os cuidados possíveis foram tomados.

Desde os primeiros momentos, a jogabilidade em questão já se mostra ser extremamente simples e eficiente para as suas necessidades. Tudo tem espaço em seu controle, usando assim uma das principais características de um RPG de forma completamente positiva. E mesmo com uma quantidade até grande de feitições, tudo é possível de adaptação de acordo com a necessidade do momento.

Por sua vez, os gráficos de Hogwarts Legacy também não deixam em nada a desejar quando são analisados nos mínimos detalhes. Desde o momento de criação do seu personagem, até os movimentos apresentados, tudo se encaixa perfeitamente com a nova geração de consoles. Se você estiver voando em uma vassoura, prepare-se para ver suas roupas batendo ao vento, e se você estiver simplesmente andando por locais pode chegar muito perto dos objetos que conseguirá observar tudo perfeitamente.

Vale a pena jogar Hogwarts Legacy?

Hogwarts Legacy a cozinha de hogwarts
Divulgação

Se você é fã do universo Harry Potter em qualquer nível, então certamente gostará de jogar Hogwarts Legacy. Tendo prometido diversas aventuras, curiosidades e referências deste universo são conhecido desde o seu anúncio, o jogo em questão consegue entregar da melhor maneira possível grandes resultados para o seu público.

Além disso, trata-se de um jogo grande e com muitos detalhes, fazendo assim com que o preço estabelecido consiga corresponder extremamente bem ao que oferece. Se você tentar conquistar todos os trófeus existentes, por exemplo, possivelmente levará até 100 horas de jogo até o seu final. Entretanto, se você quiser seguir somente a história principal é possível terminar o jogo entre 20 e 30 horas.

Se este pontos destacados acima não bastassem, além de todos os pontos positivos citados ao longo do texto, é possível afirmarmos que Hogwarts Legacy está abrindo a corrida pelo prêmio de melhor jogo do ano.

*Texto escrito através da experiência em um Playstation 5 com código enviado pela distribuidora.

Confira também: Playstation Plus Essencial: Revelado os jogos de fevereiro de 2023

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo PlaystationAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosa
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico, Jornada Geek, e Universo Playstation. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games. Iniciou no Universo Playstation ainda no primeiro console, quando jogava muito Fighting Force, Tomb Raider 2, e Winning Eleven.

Em Destaque

Notícias relacionadas